quinta-feira, 30 de julho de 2009

Jornada de Trabalho de 40h

A redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais é uma reivindicação antiga das Centrais Sindicais para elevar a oferta de emprego.

Eu acho muito utópico acreditar nisto. Com os encargos trabalhistas atuais, o empregador vai preferir colocar seus funcionários para fazerem horas-extras, para compensar a redução, à contratar mais empregados.

Os sindicatos já limitam o número de horas-extras em vão pois vejo muitos empregadores burlarem estas regras. Já vi funcionário trabalhar com problemas de saúde, nas suas férias, etc. Em época de crise então ... os empregadores aproveitam o medo que o funcionário tem, de perder o emprego, para fazerem o que querem.

Eu cheguei a pensar que se fosse aumentado o custo das horas-extras (pagando 50% em vez de 25%) os empregadores prefeririam empregar mais funcionários, mas eles criaram o banco de horas. Nem os 25% o empregado ganha mais.

Os sindicalistas não conseguem controlar a criatividade dos empregadores, ou não querem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário, seja ele uma crítica, sugestão, elogio ou pergunta. Os comentários serão moderados apenas para evitar SPAN.