quarta-feira, 22 de julho de 2009

Texto inaugural

Tolerância

Vida metropolitana. Sempre correndo contra o relógio, sempre competindo com alguém. Vida selvagem.
O mais fraco que se cuide, o mais forte vem aí, logo atrás, para levar seu emprego, sua vaga de estacionamento, seu relógio ...
Força não é só força, é inteligência, é oportunismo, é malandragem, é sempre querer levar vantagem, e também é fraqueza.
Fraqueza é achar que a força nos dá vantagem, nos faz vencer... é no mínimo padecer entre tanta bobagem.
Muito ego, pobre cego, aquele que não enxerga as consequências de suas próprias ações.
Ingênuo achar que o indivíduo pode vencer o coletivo ou que a chuva chove sem motivo.
Tolerar, penso nisto como meu caminho, na esperança de um redemoinho, que arraste todo este povo para o mesmo lugar.

Métrica, técnica, domínio da língua ou qualquer outra coisa do gênero... não tenho. Resolvi colocar para fora, do jeito que vinham, palavras e sentimentos que tive ao ler o texto "Tolerância" de Soraya, autora do Blog "Onegaishimasu". Não há muito nexo entre o texto dela e o meu. Apenas lembrei de São Paulo quando li a palavra Tolerância, na verdade, pela falta dela.

Gostaria de contar uma experiência minha. Fui transferido de setor em meu trabalho. Lá havia um vizinho de baia, um senhor, que adorava jogar papo fora. No começo eu me irritava porque ele interrompia meu trabalho. Quando vi que não tinha jeito de me livrar das interrupções dele, resolvi tolerar. Foi como se eu abrisse os olhos. Percebi que cada segundo de conversa com ele eu adquiria horas de experiência e sabedoria, e que jamais o papo era jogado fora. Hoje sou eu quem puxa papo com ele.

Tolerância... seja bem-vinda, fique o quanto quiser e traga seus amigos!

Um comentário:

  1. Fiquei emocionada ao ler esse texto e saber que partiu do que escrevi sobre outro assunto tão diverso e numa condição tão diferente. Obrigada!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário, seja ele uma crítica, sugestão, elogio ou pergunta. Os comentários serão moderados apenas para evitar SPAN.